Queimar calorias pela sua saúde
20 de Julho de 2015

Em algum momento, já quase todos pensámos que precisávamos ou gostávamos de perder um pouco de peso, algumas "gordurinhas" acumuladas. Para perder peso é necessário que se gastem mais calorias do que aquelas que são ingeridas. Pode perder-se peso pelo aumento do gasto calórico, através da realização de exercício físico, ou através da redução de calorias.

 
O recomendável é que se combine uma dieta moderada, que restrinja alguns alimentos mais calóricos, com o aumento moderado da prática de exercício. Nem as dietas nem o exercício devem ser radicais. Comece aos poucos a mudar a sua alimentação, a introduzir produtos menos calóricos e mais saudáveis, e a retirar alguns excessos de hidratos, por exemplo.
 
Quanto ao desporto, se não tem por hábito fazê-lo ou se já há algum tempo que não pratica, comece por fazer caminhadas; aumente o ritmo e o tempo, vai ver que lhe custará menos quando quiser começar a correr. A atividade física vai aumentar o total de calorias que são gastas, ajudando a acelerar o metabolismo. Pode também fazer exercícios de musculação, pois o aumento da massa muscular acelera igualmente o metabolismo, logo, o gasto energético será maior.
 
Mas lembre-se que a quantidade ideal de calorias diárias que devem ser consumidas (e gastas) difere de pessoa para pessoa. Fatores como a idade, o sexo, a altura, as atividade realizadas diariamente têm influência. Por isso, e como os resultados também não são imediatos, não desista nem se compare com outras pessoas, o seu processo de perda de peso irá dar frutos, a seu tempo.
 
 
3 dicas simples para perder calorias
 
- Sempre que puder, caminhe, e prefira as escadas ao elevador;
- Descanse pelo menos sete horas por noite. Sabia que, mesmo quando estamos a dormir, o organismo está a consumir calorias?
- Evite os hidratos de carbono à noite.
 
Artigo original publicado em Revista Cuidar, maio 2015.