Mais vale vacinar do que remediar
15 de Outubro de 2015

A gripe é uma doença viral contagiosa que afeta as vias respiratórias, surgindo principalmente entre novembro e março. É uma doença de curta duração, com sintomas mais intensos nos primeiros 2-3 dias que aliviam ao fim de 5 dias. A maioria das pessoas recupera após uma semana, embora a tosse e a fadiga possam durar cerca de 2 semanas.

Geralmente a gripe tem uma evolução pouco grave mas podem surgir complicações, em particular nos idosos e pessoas com doenças crónicas, como a pneumonia ou o agravamento de doenças preexistentes (ex.: asma, diabetes, doenças cardíacas), podendo levar ao internamento hospitalar.

Como se propaga o vírus da gripe? - Gotículas de saliva (tosse e espirros) e contacto direto (apertos de mão).

Quais os principais sintomas da gripe? - Febre alta, dores de cabeça, dores musculares e articulares, tosse seca e mal-estar geral.

Como diminuir o risco de transmitir ou contrair gripe? - Evitar o contacto direto com pessoas com gripe, lavar frequentemente as mãos, usar lenços de papel descartáveis, espirrar e tossir para o antebraço e nunca para as mãos.
 
Todas as pessoas beneficiam da vacina da gripe mas, de forma prioritária, devem ser vacinadas:

 

• Pessoas a partir dos 65 anos de idade.

• Pessoas com mais de 6 meses de idade e com doenças crónicas dos pulmões, coração, fígado ou rins; diabetes; outras situações que diminuam a resistência às infeções.

• Grávidas.

• Profissionais de saúde.


A vacina contra a gripe é simples e eficaz, não causa gripe porque não contém vírus vivos, nem apresenta efeitos secundários frequentes.

Para além de outros serviços de saúde, a vacinação pode também ser feita na sua farmácia que lhe assegura o acesso, a comodidade, a segurança e o conforto na prevenção da gripe.