Vacinação nas farmácias portuguesas reconhecida internacionalmente
16 de Novembro de 2015

Mais de 34 mil pessoas foram vacinadas nas farmácias durante a primeira semana da campanha de vacinação contra a gripe. Este valor representa um aumento de duas mil pessoas face a igual período do ano passado. 

Este ano, a campanha de vacinação nas farmácias iniciou-se a 1 de outubro, contando com uma participação de mais de 3.725 farmacêuticos formados e certificados para efetuar a sua administração, em mais de 2.200 farmácias. Estima-se que no primeiro dia mais de 9 mil pessoas tenham preferido vacinar-se na farmácia. 

O poster científico da Associação do setor sobre a "Análise das 7 campanhas contra a gripe realizadas pelas farmácias", mereceu a distinção da International Pharmaceutical Federation (FIP). Entre 150 trabalhos científicos de 33 países apresentados no âmbito da Farmácia Comunitária, o poster conquistou o segundo lugar. A FIP é a organização mundial mais representativa de farmacêuticos e das ciências farmacêuticas, agregando 126 organizações-membro e representando a profissão farmacêutica na Organização Mundial de Saúde. 

Este é mais um reconhecimento internacional das farmácias portuguesas relativamente à vacinação contra a gripe e que, anualmente, conta com mais de duas mil farmácias do país preparadas para administrar a vacina com toda a segurança, representando uma alternativa válida aos centros de saúde.

 

[Fonte: Grupo Cooprofar-Medlog]