Dia Mundial da DPOC: RESPIRA alerta para doença silenciosa e incapacitante
18 de Novembro de 2015

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Doença Pulmonar e Obstrutiva Crónica (DPOC), a RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas – lembra a importância de "alertar a sociedade civil para a problemática da DPOC" e de "apoiar a pessoa com DPOC para aceitar as limitações próprias da doença e as que vão aparecendo com o seu agravamento". As palavras são de Luísa Soares Branco, presidente da Associação fundada em 2007.


"O Dia Mundial da DPOC é uma data importante para alertar a sociedade civil para a doença, quer através de várias campanhas nos media, divulgando medidas de prevenção, sintomas, grupos de risco, tratamento e reabilitação, quer através da realização de iniciativas como rastreios/espirometrias", afirma.

Neste contexto, "a RESPIRA tem tido a preocupação de 'empoderar' os associados com doenças respiratórias crónicas, nomeadamente com DPOC, através da publicação de brochuras temáticas e de apoio e aconselhamento, presencial ou telefónico", avança Luísa Soares Branco. "A nível da comunidade tem promovido vários eventos, quer no Dia Mundial sem Tabaco quer no Dia Mundial da DPOC, com o objetivo de alertar e sensibilizar para esta doença silenciosa e muito incapacitante", acrescenta.

Para além disso, a Associação tem apostado na prevenção do tabagismo através de iniciativas vocacionadas para os jovens, realizadas em parceria com várias escolas do ensino secundário. Faz também parte do programa de ações a publicação trimestral do Jornal O2, distribuído gratuitamente aos associados e partilhado com diversas entidades na área da Saúde, "cujos conteúdos têm como objetivo a educação para a saúde respiratória, quer das pessoas com doenças respiratórias crónicas, quer dos seus familiares/cuidadores", salienta.

Nesta sequência, a presidente da Associação reforça que "tudo pode e deve ser feito para melhorar o dia-a-dia da pessoa com DPOC e aprender que pode melhorar a sua qualidade de vida através do exercício físico/reabilitação, de uma alimentação equilibrada e ainda da sua inclusão no núcleo familiar e na sociedade". E acrescenta que "é ainda fundamental o apoio aos familiares/cuidadores para que todos possam contribuir para este fim". "Assim, teremos pessoas com DPOC informadas e com a noção de que são os principais agentes do seu tratamento, em parceria com os profissionais de saúde.

A RESPIRA conta com duas plataformas próprias para comunicar com o público – quer através do site www.respira.pt, onde divulga eventos, informação, legislação e notícias; quer através da página do Facebook. Sobre esta última, Luísa Soares Branco afirma que "tem sido uma iniciativa com sucesso ao nível das pessoas impactadas, cerca de mil por dia".

O Dia Mundial da DPOC é uma iniciativa da Global Initiative for Chronic Lung Disease (GOLD) que, nos últimos anos, é assinalado sob o mote "It's not too late" (Ainda não é tarde demais). "Este lema está intimamente ligado com a necessidade de prevenção da DPOC, mas também com a disseminação de boas práticas no tratamento da doença (farmacológico e reabilitação respiratória", finaliza Luísa Soares Branco

 

[Fonte: Vital Health]