“Mãe, hoje não posso ir à escola”
11 de Janeiro de 2016

De acordo com Libério Ribeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP) “é no pico do inverno que as infeções das vias aéreas se manifestam com mais frequência, aumentando o número de entradas nas urgências, quer em hospitais quer nos centros de saúde.” A este propósito, a Cooprofar lança hoje uma campanha de sensibilização sobre sintomas, procedimentos e formas de prevenção.



A campanha lançada pela Cooprofar – Cooperativa dos Proprietários de tem por objetivo informar sobre este tipo de infeções e sobre os procedimentos a tomar no decurso da doença, evitando o recurso a antibióticos.

Segundo o presidente da SPAP, “o sistema imunitário das crianças ainda não está totalmente desenvolvido, o que faz com que sofram entre oito a doze infeções por ano, um problema com uma prevalência elevada durante esta época.” Para Libério Ribeiro, o tratamento destas infeções, na maioria dos casos de origem viral, não deverá passar pelos antibióticos como primeira opção.”

E acrescenta: “A resistência bacteriana aos antibióticos está a desenvolver-se rapidamente, pelo abuso da sua utilização. Se uma criança começar precoce e repetidamente a ser submetida a antibióticos pode ter consequências sérias no futuro, não só para ela como para toda a população.”

Para tratar este tipo de infeções o pediatra esclarece: “As infeções virais são autolimitadas não necessitando de terapêutica, além da sintomática (para a febre, dores, mal-estar), salvo nas complicações bacterianas, onde têm lugar ao antibióticos. Atualmente já estão disponíveis no mercado português vários medicamentos eficazes e bem tolerados no tratamento de infeções virais e antibacterianas e, em breve, vão surgir novas opções com várias ações terapêuticas que, ao contrário dos antibióticos, não induzem resistência, pelo que, deverão ser a primeira opção para estes casos”.

Assim, esta campanha visa ainda sensibilizar os pais e educadores para a questão da prevenção, concretamente, através da adoção de uma alimentação saudável, com reforço da vitamina C, pela prática de exercício físico e também através de simples gestos do quotidiano: uma boa higiene nasal, lavar as mãos várias vezes por dia e deitar os lenços de papel no lixo depois de os utilizar.

Sob o lema “Mãe, hoje não posso ir à escola”, irá decorrer nos próximos dois meses em 1500 farmácias, de norte a sul do país. Estarão disponíveis nas farmácias folhetos informativos que poderão ser utilizados como um guia de procedimentos e conselhos úteis na prevenção e tratamento das infeções respiratórias nas crianças.

Saiba mais no site da Cooprofar.

 

[Fonte: Vital Health]